O coração do universo plus size do Espírito Santo pulsa aqui!

O coração do universo plus size do Espírito Santo pulsa aqui!
" ... e cordão de três dobras não se quebra facilmente" Ecl. 4.12

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Cirurgia bariátrica - solução para a saúde ou para o preconceito?

Plus amadas, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar de um assunto que sempre ronda o universo plus size: a cirurgia bariátrica.

Vamos falar mais especificamente de uma triste constatação obtida com a divulgação de uma pesquisa realizada pela pesquisador Deise Moura, da Universidade de São Paulo.

Deise conviveu, como voluntária, com o grupo de controle da hipertensão, diabetes e obesidade de Juiz de Fora, MG.

Durante o estudo, a pesquisadora entrevistou 12 mulheres que estavam no pré e pós operatório, e as inquiriu a respeito dos motivos que as levaram à cirurgia e quais as expectativas das pacientes para a vida após a gastroplastia.

Eu, particularmente, sempre recebi com reservas as informações acerca da cirurgia e sempre achei que, por enquanto, não era uma opção pra mim. Os motivos disso? Vai ter que ficar pra outro post, porque a história é longa. kkkkkkkkkkkkkkk

Apesar disso, a opção cirúrgica para tratamento da obesidade existe e vem se tornando cada vez mais comum e, quem sabe, banalizada.

Mas os médicos falavam lá nas primeiras cirurgias que era uma última opção para resgatar a qualidade de vida dos pacientes e amenizar as comorbidades.

Resumindo: era pra ser uma medida extrema de restauração da saúde!

Também sempre pensei assim. A única justificativa, para uma pessoa entrar andando, falando e sem dor num hospital e sair de lá totalmente retalhada só pode ser a saúde.

Na prática, não é bem assim. A vaidade fala muito alto na sociedade. Veja-se o grande e crescente número de cirurgias plásticas.

Mas o que a pesquisa mencionada no início do post indicou é que não foi a saúde, tampouco a vaidade, que foram apontadas como principal motivo para submeter-se à cirurgia, mas o preconceito social.

Tão lamentável essa conclusão!!!


A que ponto está chegando a opressão aos obesos? Se antes, a sociedade já não nos perdoava, imagina agora que tem até cirurgia?

Estar fora dos padrões de beleza é algo excessivamente doloroso para algumas pessoas, que sofrem pressão por todos lados. Muitas vezes, a violência psicológica e emocional começa em casa. Também há sofrimento no mercado de trabalho, no momento de comprar roupas, de caber (ou não) nos assentos...

A obesidade é uma doença e isso não se pode mais discutir. Já foi cientificamente comprovado! Algumas pessoas conseguem conviver com ela, outras não. É uma doença como tantas outras por aí. Mas com um agravante: não dá pra esconder!

Enfim, um tratamento difícil, uma cirurgia de grande porte, um pós operatório complicado, tudo que a princípio só se justificaria por motivo de saúde, tem sido a luz no fim do túnel para escapar do preconceito.

A decisão de fazer ou não a cirurgia é exclusivamente pessoal. Não estamos aqui para ser contra ou favor. Mas para defender que esta seja uma escolha livre, e não imposta por uma sociedade hipócrita, gordofóbica e preconceituosa.

Bjos plus!

Sigam o Blog, comentem, participem, divulguem, curtam a fanpage e sugiram assuntos! Esse espaço também é seu!

#Dessa


5 comentários:

  1. Acho q por questões de saúde eu faria, mas só por vaidade como muitas colegas já fizeram, não teria coragem. Toda cirurgia é arriscada, e essa considero ainda mais.
    Acho q pelo fato de ter conhecido muitas pessoas q faleceram após tê-la feito, fico receosa.
    Amei conhecer o blog!
    Bjoks, Mell.

    Vida Doida... E cheia de curvas!
    mellnasgon.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... volte sempre!
      Pior do que fazer por vaidade, que seria uma livre escolha, é fazer por pressão externa.
      Bjs.

      Excluir
  2. Não consegui seguir o blog, tá dando uma página em branco.

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas, boa noite!!! amei o blog!!!

    ResponderExcluir